O USO DE JÓIAS NA “ANTIGA ALIANÇA”

Abraão pediu a seu escravo para buscar uma mulher para Isaque seu filho na Mesopotânea cidade de Naor. E quando ele chegou à cidade e se encontrou com a bela jovem, ela tirou água para os camelos dele. “E o homem se admirava silenciosamente, para se convencer se o Senhor fizera prosperar a sua jornada ou não. E quando os camelos cessaram de beber, o homem tomou um brinco de ouro, e dois braceletes para as mãos da jovem rebeca” Gn 24. 21, 22, 30. Ele colocou o brinco no nariz e os braceletes em suas mãos, e glorificou o Senhor Deus de Abraão Gn 24.47. O homem deu jóias de ouro e outros presentes a jovem Gn 24. 53. O homem era administrador da casa de Abraão, e as jóias e os braceletes que ele presenteou a jovem eram de Abraão Gn 24. 2.

O povo sabe muito bem que as promessas e o juramento foram feitas a Abraão. E a palavra afirma que ele obedeceu a Deus em tudo. “Porque Abraão obedeceu a minha voz, cumpriu minha aliança, minha lei e minhas instruções” Gn 26. 5. Todos podem ver que Abraão presenteou a sua nora com um brinco que o homem colocou no nariz dela, e dois braceletes para os braços. O povo precisa saber que se usar jóias e adornos fossem pecado, a bíblia não diria, e nem poderia dizer: Que ele obedeceu a Deus em tudo.

Todos podem ver muito bem, que Isaque recebeu Rebeca com o coração aberto, sem preconceito Gn 24. 65 a 67. José era filho de Jacó, conhecedor do caminho, e sem preconceito também aceitou o anel do Faraó no Egito. “E Faraó tirou da mão seu anel e o colocou na mão de José, e lhe colocou um colar de ouro no pescoço” Gn 41. 42. O mesmo aconteceu com Mordecai um descendente legítimo de Abraão e temente a Deus e O rei Assuero tirou o anel que ele havia tomado a Hamã, e o deu a Mordecai” Et 8. 2.

Jó era um homem íntegro e também temia a Deus e sem contestar recebeu jóias dos seus irmãos e irmãs, E vieram todos os seus irmãos e todas as suas irmãs, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro Jó 42.´11. E abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro” Jó 42. 12. Se o povo de Deus têm a Bíblia como regra de fé e pratica. E uma mensagem faz proibição de uma coisa que a Bíblia não proíbe e o povo obedece, não tem valor espiritual, e não acrescenta em nada. Nesse caso está sendo prejudicial, porque quem se submete a mensagem chama homens como eles de apóstatas. As filhas de Sião se submeteram a mensagem de homens e se deram mal.

Para que todos possam ter uma idéia, o santuário nacional Israelita era o lugar mais consagrado a Deus Ex 25. 8. Nos capítulos de Ex 25, 26 e 27 Vê-se uma completa descrição da sua estrutura. Os homens escolhidos para o serviço trabalhavam conforme ordenava o Senhor Ex 1 a 3. Tudo foi feito com ofertas do povo, “correntes, braceletes, anéis, brincos e colares” Nm 31. 50 a 52, 54. Como o povo está vendo muito bem, se Deus aceitou que a obra do santuário fosse revestida com o ouro das jóias das filhas de Sião, é porque não contraria a palavra de Deus em nada. É a cabeça de certos doutrinadores que está confusa.

A lei não proíbe coisa nenhuma Ex 20 2 a 17. Deus mandou o profeta Jeremias falar estas palavras ao rei de Judá. “Tão certo como eu vivo, diz o Senhor, ainda que Jeconias, rei de Judá, fosse o anel do selo da minha mão direita, eu dali o arrancaria” Jr 22. 24. O anel do selo da mão direita é o anel de selar. E Zorobabel era governador de Judá. “Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, eu te tomarei meu servo Zorobabel, e te farei como um anel de selar” Ag 2. 2, 3. Os anéis que os reis usavam como selo tinha uma significação oficial, e os selos foram sempre muito comuns no Oriente. Sendo a sua marca impressa no documento, equivalente à nossa assinatura e era usado na mão direita.

Foi nesse sentido que Faraó presenteou a José, Assuero a Mordecai, o rei Dario quando selou com o seu anel, e com o anel de seus nobres que ninguém poderia modificar a sentença de Daniel Dn 6. 17. Certamente me regozijarei no Senhor; minha alma se jubilará no meu Deus, porque Ele me vestiu de vestes de salvação; cobriu-me com túnica de justiça; como um noivo que se adorna com um turbante como um sacerdote, e como a noiva que se enfeita com suas jóias” Is 61. 11.

Como o povo está vendo, o uso de jóias como bracelete, colar, brinco, anel, coroa com diademas, na comunidade judaica era, e ainda é comum, e não vemos proibição da parte dos profetas e de Jesus Cristo. Os apóstolos também não proibiram, recomendaram apenas moderação. “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo Jesus Cristo a principal pedra da esquina” Ef 2. 20. O povo pode ver que se usar jóias fosse pecado, todos os nomes que foram mencionados no tema estariam perdidos, porque “o salário do pecado é a morte” Rm 6.23… O povo pode ter certeza, que os profetas nem recomendações de moderação fizeram. Dê uma olhadinha no tema USO DE JÓIAS NA ANTIGA E NA NOVA ALIANÇA e confira.

Leia também

A IGREJA
A BÍBLIA
A DIVINDADE
JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS
A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO
A ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO
JESUS CRISTO MEDIADOR
JESUS CRISTO DESCENDENTE DE ABRAÃO
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A RESSUREIÇÃO DOS JUSTOS
A REGENERAÇÃO DOS JUSTOS
O TRONO DE DEUS
O TRONO DE DAVI SEU PAI
IDOLATRIA
ÍDOLOS E IMAGENS DE ESCULTURA
A PÁSCOA
O BATISMO APOSTÓLICO
A LEI DE DEUS
O SANTO SÁBADO
A TERRA FOI DADA AOS HOMENS
O JURAMENTO DIVINO
O REI
A ANTIGA ALIANÇA
A NOVA ALIANÇA
A CASA DO PAI
A SANTA CIDADE
A CIDADE MURADA
OS REIS E OS SACERDOTES DO REINO
OS REMANECENTES DE ISRAEL
DESVIO
COMO ERA OBTIDO O PERDÃO DE PECADOS NA ANTIGA ALIANÇA
COMO OBTER O PERDÃO DE PECADOS NA NOVA ALIANÇA
OUTRA FORMA DE OBTER PERDÃO DE PECADOS É PELO BATISMO EM SEU NOME
REBATISMO
NÃO RESTA MAIS SACRIFÍCIO
O PORCO E OUTROS ANIMAIS IMUNDOS
O SACRIFICIO NÃO FOI ABOLIDO
A CIRCUNCISÃO NÃO FOI ABOLIDA
O CASTIGO DOS IMPIOS
O TEMPLO DE DEUS
O NOVO NASCIMENTO
LIGAR E DESLIGAR
USO DE JÓIAS NA NOVA E NA ANTIGA ALIANÇA
USO DE JÓIAS NA ” ANTIGA ALIANÇA”
USO DE JÓIAS NA “NOVA ALIANÇA “
VESTUARIO MASCULINO E FEMININO
VAIDADE
A TRINDADE
O INFERNO DE FOGO
A MORTALIDADE DA ALMA ANTES DA RESSUREIÇÃO
IMORTALIDADE DA ALMA DEPOIS DA RESSURREIÇÃO
O REINADO DO MESSIAS
O JURAMENTO QUE DEUS FEZ COM ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ
O REI E OS FILHOS DO REINO
AOS VENCEDORES EU LHES DAREI AUTORIDADE SOBRE AS NAÇÕES, QUEM SÃO ELES?
O DIZIMO DO SENHOR

A ORIGEM E LIGITMIDADE DA IGREJA
OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL

OS AMANTES DA TERRA
A VERDADE SOBRE O REINO DOS CÉUS
A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL

O ARMAGEDOM
O GOVERNO ECLESIÁSTICO E CENTRALIZADO DE ARÃO, OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS, OS SÁBADOS CERIMONIAIS, OS DÍZIMOS CERIMONIAIS DE ARÃO QUE FORAM ABOLIDOS; E O DÍZIMO DOS LEVITAS QUE PERMANECE ATÉ HOJE.